• Pessoa com Deficiência

CAOP Informa

04/11/2020

Eleições 2020 terão novos recursos de acessibilidade no Paraná

De acordo com informações do Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 80.901 eleitores do estado do Paraná indicaram possuir algum tipo de deficiência. Nesse contexto, a notícia sobre o fato de que, nas eleições 2020, pela primeira vez, os locais de votação no Paraná contarão com o auxílio de um "Coordenador de Acessibilidade", que atuará no atendimento aos eleitores com deficiência e mobilidade reduzida no dia do pleito, torna-se ainda mais relevante.

Esse coordenador ficará incumbido de informar o cartório eleitoral sobre qualquer dificuldade ocorrida durante a votação e promover soluções rápidas e personalizadas para atender os casos concretos. Segundo o Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), já na véspera da eleição, esse coordenador verificará as condições do local de votação em relação à acessibilidade, buscando garantir o pleno exercício do voto das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Destacou-se, ainda, que para minimizar e solucionar barreiras arquitetônicas, foi necessária atuação da Justiça Eleitoral para rever estruturas de alguns locais de votação e, além disso, foi promovida a capacitação e a sensibilização de funcionários e colaboradores para o atendimento destes eleitores. Importante também rememorar que, em razão da pandemia da COVID-19, os eleitores com mais de 60 anos terão horário preferencial para votação (das 7h às 10h). Para saber mais, clique aqui.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem